Terminar o ano com o nome limpo é o desejo de muitas pessoas inadimplentes.
Só em Blumenau são pelo menos 100 mil registros de pessoas físicas e cerca de 9.500 de pessoas jurídicas no SPC, destacando que pode haver mais de um registro por CPF ou CNPJ. Por isso, de 5 a 9 de dezembro, a CDL Blumenau realizará a 8ª edição do Feirão Limpe Seu Nome. A ação presencial acontecerá no 2º andar do Shopping H, das 11h às 17h.
São 116 empresas de diversos segmentos que confirmaram a participação no Feirão Limpe Seu Nome por meio da Central de Cobranças da CDL Blumenau. Além disso, estão confirmados Banco do Brasil, Banco do Vale, CIC Blumenau, Caixa Econômica Federal e Viacredi, com guichês próprios para atendimento.
O Procon de Blumenau também participará da ação para intermediar situações com empresas que não participarão do evento e orientar os consumidores que tenham dúvidas. A lista completa de empresas participantes está disponível AQUI.
O diretor de SPC da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, destaca que o Feirão é uma oportunidade tanto para o empresário, que pode reaver o crédito de clientes inadimplentes, recuperar consumidores e efetivar mais negócios, quanto para o consumidor inadimplente, que pode negociar a dívida, limpar o nome e fazer as compras de Natal com tranquilidade.
“Se o cliente está inadimplente e cadastrado no SPC, ele não consegue fazer novas compras parceladas ou no crediário, o que é muito ruim para o comércio como um todo. Nossa missão é unir empresas e consumidores para que possam fazer uma boa negociação e ambos terem resultados positivos”, explica Roncaglio.
Na edição de 2021, o Feirão Limpe Seu Nome atendeu 758 pessoas. Ao todo, foram negociados R$ 4.734.053,77 e recuperados R$ 584.113,85, ou seja, 12,3% do valor do devido pelos consumidores.
Como participar do Feirão
Qualquer pessoa ou empresa com alguma pendência financeira pode aproveitar o Feirão Limpe Seu Nome para negociar sua dívida. Para isso, o primeiro passo é ir até o local da ação. Se o inadimplente já souber para qual empresa deve, basta procurar o guichê correspondente.
Caso o interessado não saiba para quem está devendo, basta fazer uma consulta no SPC para verificar e então dar andamento a negociação. Haverá uma equipe de apoio para orientar o público.
A CDL incentiva as empresas participantes a concederem opções que facilitem as negociações, porém cada uma tem autonomia para decidir sobre prazos e descontos. Em casos de dúvidas, o consumidor poderá consultar a equipe do Procon, que estará disponível no local do Feirão durante toda a ação.
Mais informações nas redes sociais da CDL Blumenau (@cdl.blumenau).
13º salário
Uma pesquisa feita em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas, apontou como os trabalhadores pretendem investir o valor referente ao 13º salário. Confira:
36% pretendem comprar presentes de Natal;
29% economizar e investir;
22% gastar nas comemorações de Natal ou Ano Novo;
21% comprar produtos que tinham vontade;
17% vão usar o dinheiro para pagar dívidas em atraso.
Para Roncaglio, o 13º salário é aguardado com expectativa pelos consumidores, trazendo alívio para o bolso do brasileiro, e aquecendo as vendas de fim de ano.
“É um dinheiro extra que pode ajudar tanto no pagamento de dívidas, quanto nas comemorações de Natal e Réveillon. Também é uma oportunidade para organizar a vida financeira”, aponta o diretor de SPC.
FONTE: CDL BLUMENAU FOTO: REPRODUÇÃO